terça-feira, 25 de abril de 2017

Sólidos geométricos

Texto da professora Kricyely Brunoski.

Os alunos do 5º ano A da Escola Municipal Professora Kazuko Inoue, durante a semana, realizaram a terceira atividade do Projeto Vamos Ler, do Jornal da Manhã. O assunto trabalhado foi referente aos sólidos geométricos, na perspectiva de que os alunos compreendessem e classificassem os sólidos geométricos; estabelecessem relações com objetos do dia a dia e pudessem construir alguns sólidos a partir das figuras planas.



A professora explicou que os sólidos geométricos são encontrados nas diferentes formas existentes ao nosso redor. Uma caixa de sapatos, a caixa d’água, uma pirâmide, uma lata de óleo, a casquinha de um sorvete, entre outros, são considerados sólidos geométricos.


Após essa primeira explanação, os alunos tiveram contato com os sólidos geométricos, manuseando-os e conseguiram relacioná-los a outros elementos presentes no cotidiano.



Em um segundo momento, fizeram a utilização da malha quadriculada, representando no caderno os sólidos geométricos em figuras tridimensionais e planificadas.

Para que este conteúdo não ficasse apenas no sentido abstrato e como uma forma de fixá-lo, os alunos (em duplas) construíram os sólidos com palitos de dente e massinha de modelar. A construção das figuras geométricas com esses materiais alternativos propiciou um momento em que literalmente se pode ter todo o conteúdo na palma da mão e assim reconhecer com maior propriedade o que foi estudado em sala de aula.

Para a turma envolvida na atividade, foi um momento interessante em que o conteúdo ensinado, tornou-se concreto e com certeza inesquecível. Para registrar essa atividade realizou-se o uso de fotografias e vídeo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário